Meditação guiada diária: novidade

por Sri Chinmoy

Meditação guiada extraída do livro 222 Técnicas de Meditação, de Sri Chinmoy.

Veja mais meditações guiadas diárias.

Novidade

 

O sol nascente | Todaas as manhãs medite no sol. Embora seja o mesmo sol que esteja nascendo, todos os dias poderemos ver uma nova beleza dentro dele. Nossa mente estará nos dizendo que é o mesmo sol que vimos ontem e anteontem. Mas quando o coração ver esse mesmo sol, haverá uma enorme alegria, emoção e êxtase.

Temos que ver e sentir tudo com o coração, não com a mente. A mente nos dirá: “Eu já vi o sol; eu o tenho visto por muitos anos. Não há nada de novo nisso.” Mas quando o coração vê o mesmo sol, ele vê alguma coisa nova, com uma sensação comovente. Essa sensação eletrizante cria algo novo, e essa novidade cria uma coisa especial.

Para o coração, todo dia é novo, como o sol. Quando o sol nasce, a mente nem se interessa em olhar, porque sente que é a mesma velha coisa. Esteja o sol surgindo da água ou das nuvens, a mente não liga.

Mas o coração está esperando pelo sol. O coração diz: “Quando ele virá? Quando? Quando?” A avidez do coração sempre vê novidade em tudo. Se usarmos o coração, tudo será novo. Todo dia, mesmo que estejamos fazendo e vendo a mesma coisa exteriormente, o coração constantemente está sentindo uma nova alegria, uma nova alegria, uma nova alegria.

 

Uma criança entrando num jardim | Sinta que você é uma criança entrando num jardim. Quando um adulto entra todo dia num jardim, ele vê as flores e diz: “Elas são todas iguais ao que eram ontem.” Uma criança de quatro ou cinco anos vê as mesmas flores que o adulto, mas tem um tipo de experiência totalmente diferente, que é só alegria. Quando o coração dela vê uma flor, isso é algo novo. Nós vemos os mesmos tipos de flores por tantos dias e, uma vez vistas, já basta. No segundo dia elas são todas velhas para nós. Mas toda vez que a criança vê o jardim, tudo é novo para ela.

 

Você tem sete anos de idade | Se puder sentir sinceramente que é uma menina ou menino de sete anos, muito do veneno que está dentro da sua mente irá desaparecer, e facilmente você será capaz de escapar da sua selva-mente. Tanto entusiasmo e alegria entrarão em sua vida! Todo dia você a verá de uma nova maneira e suas doces qualidades, as mais doces, dulcíssimas, será capaz de evidenciar mais uma vez. Nesse momento irá florescer como uma flor, pétala por pétala. Para uma criança de sete anos, a dúvida, depressão, frustração e negatividade não existem. A criança está simplesmente pulando de alegria, brincando e jogando no seu jardim-coração.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.