Meditação guiada diária: dê uma forma humana aos pensamentos

por Sri Chinmoy

Meditação guiada extraída do livro 222 Técnicas de Meditação, de Sri Chinmoy.

Veja mais meditações guiadas diárias.

 

Dê uma forma humana aos pensamentos | Vamos pegar um pensamento. Você dirá que naturalmente se concentra apenas em bons pensamentos. Mas infelizmente, inconscientemente, nós meditamos em maus pensamentos. Ciúme, dúvida, desconfiança – tudo isso acalentamos inconscientemente. Quando esse tipo de mau pensamento vier, simplesmente pense no ciúme, no medo, na dúvida e na hipocrisia, como pessoas e, imediatamente, lhes dê uma forma humana: “Esse sujeito tem qualidades não divinas.” Quando for um bom pensamento, também lhe dê uma forma: “Esse homem tem todas as boas qualidades – humildade, sinceridade e outras mais.”

O que você fará então? Quando vir um homem bom, sinta que ele o está conduzindo e tente segui-lo tanto quanto ele quiser. Mas se vir um homem mau – cheio de medo, ansiedade e assim por diante – sinta que ele irá lhe perseguir impiedosamente e você deve imediatamente fugir dele. Nunca permita que ele chegue perto de você. Quando vir alguém destrutivo na sua frente, imediatamente reaja como se ele fosse destrui-lo. Sinta que a sua própria vida está em perigo.

Muito frequentemente na vida espiritual, as pessoas não levam suficientemente a sério os maus pensamentos. Acalentamos essas qualidades não divinas e sentimos que elas são apenas insetos nos picando. Mas, quando você tem essas qualidades não divinas, tem que sentir que elas são piores do que dragões, muito perigosos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.