Exercícios fáceis de meditação

textos de Sri Chinmoy, dos sites www.meditacaosp.com, www.meditacaobrasil.com e br.srichinmoycentre.org

yesterdays-failures-must-be-forgotten-hope

1) SIMPLICIDADE, SINCERIDADE, PUREZA, CERTEZA

 

Existem vários exercícios de meditação que qualquer principiante pode tentar. Para o buscador que deseja entrar na vida espiritual, simplicidade, sinceridade, pureza e certeza são da mais alta importância. A simplicidade lhe garantirá a paz mental. A sinceridade lhe fará sentir que você é de Deus e que Deus está constantemente com você. É o seu coração puro quem lhe fará perceber a cada momento que Deus está crescendo, brilhando e se satisfazendo dentro de você. A certeza lhe fará sentir que a meditação é, sem dúvida, o certo a se fazer.

 

Por favor, repita a palavra “simplicidade” dentro de sua mente por sete vezes, concentrando-se no topo de sua cabeça. Depois, repita sete vezes a palavra “sinceridade” com todo o seu ser, dentro de seu coração, concentrando-se nele. Depois repita por sete vezes a palavra “pureza”, dentro da região do umbigo, concentrando-se nela. Por favor, faça isso com todo o seu ser. Então focalize sua atenção no seu terceiro olho, que se localiza entre e um pouco acima das sobrancelhas, e repita “certeza” por sete vezes. Aí ponha a mão no topo de sua cabeça e diga três vezes “eu sou simples, eu sou simples, eu sou simples”. A seguir, ponha a mão sobre o coração e diga “eu sou sincero, eu sou sincero, eu sou sincero”. Por fim, coloque a mão sobre seu umbigo e repita três vezes “eu sou puro”, e sobre o terceiro olho, repetindo “eu tenho certeza”.

 

2) O PONTO

 

Se você quiser desenvolver o poder de concentração, aqui está um exercício para ser feito. Primeiro lave bem o seu rosto e os seus olhos com água fria. Depois faça um ponto preto na parede, na altura de seus olhos. Fixe o ponto, a uns 30 centímetros de distância, e concentre-se nele. Depois de alguns minutos, tente sentir que, quando você inspira, sua respiração vem, na verdade, do ponto. E que ele também está inspirando, sendo que a respiração do ponto vem de você. Tente sentir que existem duas pessoas: você e o ponto negro. Sua respiração vem do ponto e a dele vem de você. Em dez minutos, se sua concentração estiver bem poderosa, você sentirá que sua alma o deixou e entrou no ponto preto da parede.

 

Nessa hora, tente sentir que você e sua alma estão interagindo. Ela o está levando até o mundo da alma para a realização. E você a está levando ao mundo físico para a manifestação. Desse modo, poderá desenvolver o poder da concentração facilmente. Mas, para isso, esse método deve ser praticado. Existem muitas coisas que são fáceis se forem praticadas, mas justamente por deixarmos de praticá-las não obtemos resultado.

 

Obs: Você pode fazer a concentração no topo da chama de uma vela, se preferir.

 

 

3) MEU CORAÇÃO AMIGO

 

Assim como você pode se concentrar na ponta de seu dedo, numa vela, ou em qualquer outro objeto material, também pode se concentrar em seu coração. Feche os olhos ou fixe o olhar em algum ponto e fique pensando, a todo momento, no seu coração como um querido amigo. Quando esse pensamento se tornar bastante intenso, absorver toda sua atenção, você terá ido além do pensamento comum e entrado na concentração. Você não pode olhar fisicamente para seu coração espiritual, mas pode concentrar nele toda sua atenção. Então, gradualmente, o poder da sua concentração entrará no coração e o tirará completamente do domínio da mente.

 

Se você não tiver pureza em abundância, se incontáveis desejos terrenos tiverem a posse de seu coração, então, antes de se concentrar nele, invoque a pureza. Pureza é o sentimento de ter um altar vivo nos recessos mais profundos de seu coração. Quando sentir a presença divina de um altar interior, automaticamente você estará purificado. Nessa hora, sua concentração no coração será mais efetiva.

 

4) OFEREÇA A DEUS

 

Quando inspirar, sinta que está inspirando as qualidades imortais de Deus. E, quando expirar, sinta que está oferecendo a Deus toda sua ignorância.

 

 


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s