Como meditar corretamente

textos de Sri Chinmoy, dos sites www.meditacaosp.com, www.meditacaobrasil.com e br.srichinmoycentre.org

when-we-return-deep-within-menaka 

 

ATIVIDADE FÍSICA

 

Preparo físico e espiritualidade devem andar juntos. São como duas pernas. Com uma perna apenas, não poderei andar. Necessito das duas pernas. Por isso, é importante fazer exercícios físicos todos os dias.

 

Se a pessoa não se exercitar nem um pouco, o físico permanecerá obscuro, letárgico e será um verdadeiro obstáculo para o buscador. Se a consciência física não aspirar, ela permanecerá separada da alma. Então, tenha certeza, essa pessoa nunca conseguirá atingir a perfeição. O físico tem de aspirar de seu próprio modo e aumentar sua capacidade para que possa reter luz. Só assim o físico contribuirá com o espírito e será capaz de aspirar e manifestar a luz muito mais.

 

O objetivo não é se tornar o melhor atleta do mundo. Nosso objetivo é manter o corpo em forma para desenvolver dinamismo e dar alegria inocente ao vital.

 

MEDITAÇÃO DIÁRIA

 

Se uma pessoa segue um caminho espiritual, ela tem de meditar pelo menos uma vez por dia. Isso é obrigatório. Do contrário, é inútil seguir o caminho espiritual. Melhor ainda é meditar três vezes por dia, mas, se isso não for possível, medite pelo menos uma vez por dia.

 

ESTUDO, TRABALHO E DINHEIRO

 

Eu peço a meus discípulos que trabalhem ou estudem. Se você trabalhar, se ganhar um salário honesto, poderá levar uma vida normal. É absolutamente necessário levar uma vida normal.

 

Normalmente eu aconselho as pessoas a tomar seu trabalho, seja ele qual for, como um serviço dedicado.

 

O dinheiro é necessário. Se formos ao supermercado apenas com nossa aspiração espiritual, as pessoas não nos darão nenhuma comida. Se oferecermos Luz, Paz e Deleite, as pessoas apenas rirão de nós. Isso porque existem certas coisas que exigem dinheiro. Portanto, quando aceitamos a vida espiritual, não devemos evitar o dinheiro. O salário pode ser pequeno, mas se atender às necessidades, então será o suficiente.

 

PUREZA

 

Nota: No texto abaixo, Sri Chinmoy se refere várias vezes ao que ele chama de “vital”. O vital é a teia emocional de impulsos, desejos, apetites, ambições, fantasias e sonhos. O vital está sempre mandando sinais para a mente: adquira isto, experimente aquilo, conquiste isso, tema tal coisa, rejeite aquela outra etc. E, ao obedecer apenas ao vital, a mente experimenta frustração e nunca obtém paz.

 

Mas o vital não é necessariamente negativo. Quando o buscador espiritual consegue iluminar o vital com a luz da alma, a agressividade é transformada em dinamismo divino, indispensável para o cumprimento da missão da alma na Terra. O buscador deve, segundo Sri Chinmoy, trabalhar para transformar completamente seu vital emocional na mais pura vida espiritual.

 

O vital tem um mundo próprio, assim como a alma tem seu mundo. O reino vital corresponde às descrições do que alguns chamam de “reino astral”.

 

A alma permanece pura, não importa o que acontece em volta. Mas a pureza deve ser estabelecida no físico, no vital, na mente e no coração. A pureza deve ser estabelecida em todas as partes do ser.

 

Hoje podemos ter grandes pensamentos e poder interior, mas amanhã estaremos fadados a perdê-los se não formos puros. Mas quando somos puros, ganhamos tudo. Se pudermos reter pureza, nunca perderemos nada que valha a pena ter. Pureza é o alento do Supremo. Pureza tem grande poder. Podemos conseguir qualquer coisa com pureza. Com a pureza ganha, o mundo está ganho, o universo inteiro está ganho.

 

Deleite e prazer são duas coisas diferentes. Se a pessoa se importa pela vida interior, obtém deleite. Se se importa com a vida humana comum, obtém prazer. O prazer está fadado a ser seguido por frustração, pois no prazer não existe satisfação permanente. Mas o deleite, por si, é todo satisfação. Esse deleite, obtemos apenas com a união espiritual com o Divino, com nosso ser interior. Temos de saber o que queremos. Se queremos prazer, a união entre homem e mulher é o suficiente por enquanto. Mas se quisermos deleite, que é o néctar da imortalidade, a bem-aventurança imortal, então teremos de nos lançar no caminho da espiritualidade e estabelecer a união superior entre homem e Deus.

 

Para atingir a mais elevada Verdade, o buscador espiritual precisa de total purificação e transformação de seu vital inferior. Se alguém quiser obter alegria real e eterna, terá de transcender a necessidade de sexo. Se o buscador quiser ser iluminado com Paz, Luz e Felicidade sem limites, terá de finalmente transcender essa necessidade física. De outra maneira, a Paz, Luz e Deleite transcendentais continuarão sendo uma meta distante para ele.

 

Mas não tente suprimir o sexo. Se você usar sua sabedoria, experiência e luz interiores, o sexo poderá ser transcendido – e terá de ser. Mas se lutar e reprimí-lo, ele não poderá ser vencido. A maneira mais fácil de transcender algo é não prestar atenção a ele, sentir que é desnecessário. Se pensa que é necessário, ele virá tentá-lo e você sentirá que foi pego.

 

Se quiser vencer seus desejos, há apenas uma coisa a se fazer. Preste maior atenção à luz, de uma maneira positiva. Se tentar subjugar os ímpetos de seu vital de uma forma repressiva, nunca conseguirá vencer essa necessidade física. Você tem de se abrir para a luz, alcançar ou sentir a luz dentro de você.

 

Pensando constantemente em seus desejos, na vida sexual, você nunca conseguirá vencê-los. É impossível. Mesmo se pensar neles do ponto de vista de quem quer superá-los, estará cometendo um erro. Pense em outras coisas, como luz e alegria. Por meio da concentração e da meditação, poderá ter alegria e luz interiores. Você tentará trazê-las para seu físico. E seu ser físico também sentirá alegria e luz divinas. Nessa hora, a vida de prazer destrutivo vai deixá-lo e a vida de alegria preenchedora vai abraçá-lo.

 

Estará apenas enganando a si mesmo aquele que entra na vida espiritual e diz: “Devo vencer hoje, imediatamente, todas minhas propensões inferiores”. Amanhã sua mente física irá torturá-lo com dúvidas. Seu vital impuro e cruel vai tentar puni-lo de todas as formas. Ele ficará frustrado e dentro de sua frustração sua própria destruição surgirá. A vida do vital inferior deve ser transformada completamente antes que a realização em Deus aconteça. E eu aconselho meus estudantes a fazer isso gradualmente e com determinação sincera.

 

DROGAS

 

Existem dois modos de encarar a Verdade. Uma é pela meditação e pela oração. Mas aqueles que tomam drogas estão colocando o carro na frente dos bois. Estão se enganando ao pensar que já conhecem a Verdade. Ao mesmo tempo, não percebem que, ao tomar drogas, estão danificando suas faculdades interiores, espirituais, que são de total importância para entrar no reino de Deus.

 

Por meio de químicos, uma violenta mudança de consciência ocorre. Mesmo se a pessoa obtiver uma experiência elevada, não poderá mantê-la se não tomar outra dose. Mas quando oramos, nos concentramos e meditamos, entramos na Consciência viva de Deus e podemos aprender como permanecer lá.

 

Essa é a maneira positiva e natural de entrar em Deus. Deus é natural e eu sou filho Dele, você é filho Dele. Temos de seguir o processo natural. Pois, ao tomar drogas e usar esses métodos artificiais, as pessoas estarão inconscientemente – e talvez deliberadamente – negando a real Verdade.

 

Tenho alguns discípulos que costumavam usar drogas. Eles tiveram suas experiências. E eles me dizem agora que quando tomavam drogas tudo era auto-engano e auto-aniquilação.

 

Ninguém pode chegar mais perto de Deus ao tomar drogas e estimulantes. Uma pessoa só pode chegar mais perto de Deus apenas ao amar Deus e ao meditar em Deus.

 

Nota: Sri Chinmoy entende que as drogas vendidas legalmente – ou seja, bebidas alcoólicas e cigarros – também prejudicam o buscador espiritual.

 

 

DIETA VEGETARIANA

 

A dieta vegetariana desempenha um papel importante na vida espiritual. Quando comemos (qualquer tipo de) carne, a consciência agressiva e animal entra em nós. Nossos nervos ficam agitados, inquietos e agressivos e isso pode interferir na nossa meditação. Mas as qualidades serenas das frutas e vegetais, por outro lado, nos ajudam a estabelecer qualidades de doçura, suavidade, simplicidade e pureza.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s