Música para meditação e mantras

bb

Música para meditação e mantras

Do livro de Sri Chinmoy, Meditação, Yoga e a Aventura da Vida

Música e meditação

Meditação e música não podem ser separadas. Quando oramos dos recessos mais íntimos do nosso coração por Paz, Luz e Deleite, essa é a melhor forma de meditação. Não podemos meditar vinte e quatro horas por dia, mas podemos meditar, digamos, duas horas por dia. E podemos tocar ou ouvir música por mais algumas horas por dia. A meditação é similar à música. Mas essa música deve ser a música devotada, a música que instiga e eleva a nossa consciência aspirante. Quando tocamos música repleta de alma, música psíquica, imediatamente somos transportados ao plano mais elevado de consciência. Quando tocamos música devotada, vamos alto, mais alto altíssimo.

Entoar um mantra

Certas palavras espirituais estão carregadas de um significado ou condição ou consciência que se desenvolveu nelas pelos milhares de anos de utilização espiritual especial. Quando mergulhamos fundo no significado de tal palavra, revelamos a vida da palavra e manifestamos o seu anseio interior no plano exterior, então a palavra satisfaz o seu propósito, tanto interior quanto exterior.

Um mantra é um encantamento. Ele pode ser uma sílaba, uma palavra, algumas palavras ou uma sentença. Quando você repete um mantra muitas vezes, isso se chama ‘japa’. Um mantra representa um aspecto particular de Deus, e cada mantra possui uma relevância especial e um poder interior. Se não puder entrar na sua meditação mais profunda porque a sua mente está inquieta, é uma oportunidade para utilizar um mantra. Você pode repetir ‘Supreme’, ‘Aum’ ou ‘God’ [Deus] por alguns minutos.

O som do ‘Aum’ é único. Geralmente ouvimos um som quando duas coisas percutem. Mas o Aum não precisa disso. Ele é o ‘anahata’, não percutido; é o som sem som. Um Mestre espiritual ou Yogi consegue ouvir o Aum autogerado dentro dos recônditos do seu coração.

Há muitas formas de se entoar Aum. Quando entoa em voz alta, você sente a onipotência do Supremo. Quando canta suavemente, sente o deleite do Supremo. Quando canta silenciosamente, você sente a paz do Supremo.

É melhor entoar Aum em voz alta, para o que o som possa vibrar até mesmo nos seus ouvidos físicos e permeie todo o seu corpo. Isso convencerá a sua mente exterior e lhe trará uma maior sensação de alegria e conquista. Quando cantar Aum em voz alta, o som ‘m’ deve durar pelo menos três vezes mais do que o som ‘au’. [N.d.T: ‘Aum’ pronuncia-se ‘Ôm’]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s