Meditação no coração – como meditar no seu coração

Sri_Chinmoy_rose

Meditação no coração

Do livro de Sri Chinmoy, Meditação, Yoga e a Aventura da Vida

Pergunta: Como as pessoas meditam no seu caminho?

Sri Chinmoy: O nosso caminho é o caminho do coração. Digo aos meus discípulos que eles devem esvaziar seus corações completamente, para que a Paz, Luz e Deleite possam vir das alturas e preencher o seu recipiente interior. Se alguém quer seguir o caminho do coração, todas as suas dificuldades emocionais, preocupações, ansiedades e qualidades não divinas o deixarão, e a Paz, Luz e Deleite das alturas as substituirão.

Portanto, quando meditar, tente abrir o seu coração e todo o seu ser. Por vezes, quando você abre o coração e mantém a porta aberta, e o convidado está prestes a entrar, você então fecha a porta. A quantidade de Paz, Luz e Deleite que o recipiente interior recebe é, assim, limitada. Esse recipiente possui uma consciência própria. Você pode mantê-lo vazio, mas além disso ele também terá de aspirar para receber. Apenas assim você terá uma meditação realmente boa.

O nosso progresso será mais rápido se meditarmos no coração. Quando meditamos na mente ou dentro da mente, sentimos que já sabemos bastante sobre a vida espiritual. Porém, quando olhamos para o interior profundo, descobrimos que não sabemos quase nada sobre a vida espiritual. Só acumulamos informação nas nossas mentes – informação, nada mais. Mas, quando meditamos no coração, sentimos que somos como crianças que realmente querem aprender tudo de novo com a sua mãe ou pai. A criança sente que não sabe nada, mas quer aprender tudo da forma correta.

Portanto, o meu conselho aos buscadores que desejam seguir o nosso caminho é que se concentrem e meditem no coração. E mesmo aqueles que não se encaixam no nosso caminho podem tentar meditar no coração. Não é só o nosso caminho que enfatiza a importância de meditar no coração. Há outros caminhos e outros Mestres espirituais que defendem a mesma ideia.

 

Pergunta: Você poderia ser um pouco mais específico quanto a quando diz “meditar no coração”? Você fala do coração físico ou do centro espiritual?

Sri Chinmoy: Se você achar difícil meditar no coração espiritual, poderá se concentrar no coração físico que fica no peito. Após meditar ali por alguns meses ou um ano, você sentirá que dentro do coração humano está o coração divino. E dentro do coração divino está a alma.

Dentro do coração divino há luz, mas no coração humano enxergamos o funcionamento do vital emocional. O vital emocional está localizado ao redor do umbigo. De lá ele pode chegar ao coração físico e arruinar tudo, criando apego. Se meditar no coração espiritual, não haverá apego. Lá, tudo é desapego. Assim, começamos com o coração humano e, a partir do coração humano, devemos entrar no coração divino. Se somente ficarmos no coração humano, frequentemente seremos vítimas do apego e problemas emocionais.

 

Qual é a coisa primordial que podemos esperar da meditação? A paz. Paz e nada mais. A meditação é a personificação da paz. O mundo de hoje precisa apenas de uma coisa: paz.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.