Horário, duração e frequência para meditar

hope-knows-no-fear

Do livro de Sri Chinmoy, Meditação, Yoga e a Aventura da Vida

Pergunta: Quão frequentemente devemos meditar?

Sri Chinmoy: Você pode meditar de manhã cedo e, se possível, à noite, antes de ir para a cama. Durante o dia, se tiver tempo e realmente estiver inspirado, você também poderá meditar. Mas é melhor meditar bem uma vez por dia durante a manhã e deixar que isso baste para o resto do dia do que sentar-se cinco ou seis vezes ao dia com seus olhos fechados e deixar pensamentos agradáveis divagarem pela sua cabeça.

Algumas pessoas meditam três, quatro ou seis vezes por dia. Contudo, eu gostaria de dizer que o número não importa. Se você se sente realmente inspirado, medite então vinte vezes. Mas, se não sentir inspiração, estará desperdiçando o seu precioso tempo e apenas se enganando. Cada vez que você medita, precisa oferecer o alento do seu coração e a luz da sua alma, que são as coisas que você está trazendo à tona. Apenas então vale a pena meditar. De outra forma, você estará ridicularizando a capacidade da sua alma. Sinta a necessidade de meditar, mesmo que seja por um minuto, uma vez ao dia. Se isso for feito com todo o comprometimento, mesmo por um simples minuto, valerá a pena. Se tiver inspiração, então medite. Isso quer dizer que houve a sanção do Supremo. Se tal for o chamado do Supremo, você correrá rápido, muito rápido, pois Ele é o líder dentro de você.

Muitas pessoas dizem que meditam quatro ou seis vezes por dia. Mas meditam no quê? Elas meditam nos seus chefes, ou meditam nos seus namorados ou namoradas. Isso não é meditação alguma. Se puder meditar com toda a alma, sentindo que a sua aspiração o está carregando, apenas então a meditação vale a pena. Mas chegará o dia em que o seu ser interior o compelirá a meditar vinte e quatro horas por dia.

 

Pergunta: Qual é o melhor horário do dia para as minhas meditações diárias, e qual a duração ideal para essas meditações?

Sri Chinmoy: O melhor horário para meditar é bem cedo pela manhã. Quando você acorda, é o melhor horário. Se você acorda às cinco e meia da manhã, será o melhor horário. Se acordar às seis horas, será o melhor horário. Se você acorda às nove horas, esse também será o melhor horário – mas saiba que nesse caso estará nadando contra a correnteza. Nesse horário, o mundo está repleto de barulho e atividade; é uma correria sem fim. Contudo, se acordar as cinco, seis ou sete horas, ainda sentirá serenidade e paz na atmosfera. Quanto mais cedo puder acordar, melhor.

Quanto à duração, isso dependerá da sua capacidade. Se puder meditar bem por quinze minutos, faça isso. Mas se ficar sentado no seu altar por duas horas, e a sua mente começar a vagar após dez minutos, de nada adiantará. Você deverá meditar enquanto conseguir meditar com alma. Mas ficar se arrastando e observando o relógio para ver quantas horas você meditou, não adiantará nada.

 

Pergunta: Normalmente, depois das seis e meia eu sinto que a minha meditação acabou e não sei o que fazer em seguida. Devo voltar a dormir?

Sri Chinmoy: Você pode ler livros espirituais, entoar mantras ou aprender canções espirituais. Cantar também é uma forma de meditação. Ninguém rirá de da sua voz quando estiver sozinho em casa. Você e o Supremo serão as únicas testemunhas. Você também pode fazer ‘japa’, repetindo ‘AUM’ ou ‘Supreme’ ou o seu próprio nome espiritual. Ler escritos espirituais, cantar canções espirituais e fazer japa será uma extensão da sua meditação. Contudo, nessa hora não volte a dormir, a não ser que seja algo absolutamente necessário para manter a sua saúde.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s