Fundamentos da meditação – por que meditar?

Meditação é silêncio, energizante e preenchedor. Silêncio é a expressão eloquente do inexpressível. – Sri Chinmoy

cropped-sri-chinmoy-meditando-na-grama-800x298.jpg

Fundamentos da meditação

texto de Sri Chinmoy, do livro a Meditação, Yoga e a Aventura da Vida

A meditação não é uma fuga. Meditação é a aceitação da vida em sua totalidade, buscando transformá-la na mais elevada manifestação da Verdade divina aqui na Terra.

A meditação é absolutamente necessária para aqueles que desejam uma vida melhor e mais satisfatória. Se você sente que está satisfeito com o que tem e o que é, não precisa entrar no campo da meditação. Mas, se você sente que há um deserto árido dentro do seu coração, a meditação é a resposta. A meditação lhe trará alegria interior e paz de espírito. A meditação nunca os afastará dos seus pais, dos seus filhos, da sua família. Longe disso. Ela somente fortalecerá sua ligação com seus entes queridos, pois você verá dentro deles a própria existência de Deus.

Se você quer desenvolver os seus talentos ou aumentar a sua capacidade em qualquer área, então eu gostaria de dizer que é obrigatório seguir alguma disciplina interior. Se você é um cantor, mas deseja cantar infinitamente melhor, sua voz vai se tornar muito melhor com a sua aspiração. Não existe nada na Terra que não possa ser melhorado pela espiritualidade e pela meditação.

Se você quiser simplificar a sua vida, a meditação será a resposta. Se quiser satisfazer a sua vida, a meditação será a resposta. Se quiser ter alegria e oferecê-la ao mundo inteiro, então a meditação será a única resposta.

Caso medite para se esquecer do seu sofrimento ou das suas dificuldades, então não estará meditando pela razão correta. Mas se estiver meditando só para satisfazer a Deus e para satisfazer a Deus à maneira Dele, então a sua meditação estará correta. Quando Deus fica satisfeito, e Ele fica satisfeito com a sua meditação, então passa a ser problema Dele resolver os seus sofrimentos e as suas dificuldades. Contudo, se você meditar para escapar do mundo, ou para enfrentá-lo e ficar contra ele, não estará fazendo a coisa certa.

A meditação é uma capacidade consciente que você tem e que deve ser usada todos os dias, a todo momento, uma capacidade para entrar na sua divindade mais elevada, onde o finito está completamente imerso no Infinito. Ao meditar, a existência finita que você tem e que você é pode ser facilmente imersa no Infinito e se tornar totalmente uma com Ele. Isso é o que a meditação é e o que ela pode fazer por você.

 

Pergunta: Como devemos meditar?

Sri Chinmoy: A meditação depende do nível individual. Se você é um iniciante na meditação, meditará de uma forma, ao passo que, se for avançado, é natural que medite de outra forma. Tudo depende do seu padrão individual, do progresso que você fez.

Para um iniciante, é melhor começar com a concentração. De outra maneira, no momento em que tentar tornar a sua mente calma e vazia, milhões de pensamentos perturbadores virão, e você não será capaz de meditar nem mesmo por um segundo. Ao se concentrar, você enfrentará os pensamentos ruins que estão tentando entrar.

A concentração nos dá a capacidade de intensidade, e a meditação nos traz a capacidade de vastidão e sutileza. Se você sente que é um pouco avançado, poderá entrar na meditação sem a concentração. Tente tornar a sua mente tranquila, silenciosa e vazia. Não permita que pensamentos entrem na sua mente e sinta que você é um trem expresso, que está constantemente correndo e correndo, sem parar em qualquer estação. Na meditação, tente sentir que você é um trem correndo muito rápido em direção ao destino, e que a sua meta está constantemente transcendendo o seu próprio limite. Cada vez que o trem alcança a assim-chamada meta, sinta que é apenas o ponto de partida para a sua meta ainda mais distante. Isso é meditação. Para o iniciante, no entanto, é recomendável começar com a concentração.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s