Como meditar bem: simplicidade, pureza e humildade

images

Como meditar bem: qualidades divinas

Do livro de Sri Chinmoy, Meditação, Yoga e a Aventura da Vida

Fundamentos da vida espiritual

Simplicidade

A simplicidade é a alma, e a alma é a representante direta de Deus. Por alguns momentos, sintamos que não temos um corpo, um vital, uma mente ou mesmo um coração. O que temos agora e o que somos é a alma apenas, a representante direta de Deus. Tente sentir que se tornou a alma. Não associe uma forma particular a essa ideia. Apenas repita em silêncio: “alma, alma, alma,” e sinta que se tornou um representante consciente e direto de Deus.

 

Sinceridade

Todos sabem o que é sinceridade. No mundo exterior, dizer a verdade é a forma mais elevada de sinceridade. No mundo interior, sinceridade é enxergar a Verdade através do Olho de Deus, sentir a Verdade através do Coração de Deus e se tornar a Verdade da Visão transcendental e Realidade universal de Deus. Isso é sinceridade interior. Agora sintamos que nos tornamos a sinceridade interior e estamos vendo tudo através da visão de Deus, sentindo tudo através do Coração de Deus e nos tornando a Realidade universal e Visão transcendental de Deus. Tornemo-nos sinceridade interior.

 

Humildade

Há muitas estradas que levam à realização-Deus, à Verdade última; mas o caminho da humildade é o atalho. Nós começamos na estrada da nossa vida-desejo. Essa é a estrada mais longa. Então nos tornamos meio espirituais: metade é desejo e metade é aspiração. Essa estrada não é tão longa quanto a estrada do desejo apenas. A estrada seguinte é a estrada somente da aspiração. Ela é muito curta, e a humildade a deixará ainda mais curta.

No mundo interior, a humildade sempre nos lembra do que éramos antes, do que somos agora e do que nos tornaremos. Foi através da humildade que aceitamos a vida espiritual. A humildade também anseia por completar o jogo.

Cada indivíduo possui duas realidades: a realidade superior e a realidade inferior. A realidade inferior acalenta um sentimento de separação da superior, ao passo que a superior sente que, sem a inferior, ela fica incompleta. Mas é a realidade inferior que deve ser como a realidade superior. Quando queremos nos tornar a realidade superior, imediatamente percebemos o quão longe estamos dela. No entanto, se formos realmente humildes no mundo interior, faremos progresso imediato. Quando então mergulharmos fundo no nosso interior, enxergaremos como éramos seis meses atrás e o quão mais próximos estamos agora da divindade. Também veremos o quão diferente somos dos nossos amigos do passado. Não estamos criticando-os; apenas vemos que nossos amigos não cultivaram o choro interior por se tornar uma divindade, uma consciência mais elevada.

A humildade cultiva em nós a avidez em sabermos e nos tornarmos nossa realidade superior. Tudo está dentro de nós. Mas, justamente por sermos humildes, a realidade superior tem a oportunidade de se satisfazer em e através de nós. No momento em que perdemos a nossa humildade, sentimos que não temos nada de valia a mostrar, que nada que temos serviria a Deus. Meditemos na nossa humildade interior sincera por alguns minutos.

 

Pureza

Amplamente falando, a pureza física é o asseio, a pureza vital é um coração aberto, e a pureza mental é a ausência de pensamentos não divinos ou inadequados. Contudo, se quisermos realmente saber o que é a pureza, o nosso coração-gratidão será capaz de nos dizer o que ela é. No mundo interior, a gratidão é a única pureza. É através da gratidão, da constante gratidão ao Supremo em nós, que expandimos nossa consciência e descobrimos nossa visão e realidade mais elevadas. Se pudermos semear a semente da gratidão, ela germinará e se tornará primeiro uma pequena planta e, depois, uma gigantesca figueira. Debaixo dessa enorme figueira, no nosso coração-gratidão, milhares de buscadores serão capazes de buscar refúgio e se tornar sua própria divindade.

O nosso coração-gratidão é o pioneiro-buscador, o caminho-descobridor, o Deus-servidor. Por alguns minutos, sintamos que o que somos e para sempre nos tornaremos é justamente um coração gratidão.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s