Como meditar com o Coração

Nosso objetivo é trazer algumas dicas de meditação, deixada pelo Mestre Sri Chinmoy, e outras técnicas de consciência elevada. Para nos auxiliar no dia-a-dia da meditação e, na jornada da busca interior.
Como dito por Sri Chinmoy,  a mais pura meditação, começa no coração.
Por isso hoje trazemos algumas dicas de como meditar com o Coração.

_________________________________________________________________

“O que eu vejo na minha meditação?

Na minha meditação eu vejo

Um oceano de paz.

Maior – do – que – o -maior

E um azul – vasto céu

Dentro do meu menor – do – que – 0 – menor

Coração.”

Uma chama no seu coração| Por favor imagine uma chama dentro do seu coração. Nesse momento, talvez a chama seja pequena e instável; não é uma chama poderosa, Mas um dia, definitivamente se tornará muito poderosa e iluminadora. Então, todo dia, antes de orar e meditar, tente imaginar uma chama dentro de seu coração, uma chama flamejante. E, por favor, tente imaginar que essa chama está iluminando a sua mente. Você não consegue se concentrar satisfatoriamente porque a mente não está focada. A mente está constantemente em muitas coisas. Ela se tornou vitima de muitos pensamentos indesejáveis. A mente não tem iluminação apropriada . Então imagine uma bela chama dentro do seu coração, iluminando você. Traga essa chama iluminadora para dentro da sua mente. Você gradualmente virá um flash de luz dentro dela. Quando sua mente começa a se iluminar, fica muito, muito fácil se concentrar por muito tempo e, também profundamente.

Sinta – se como uma criança| Para um iniciante meditar no coração, ele tem que sentir que é uma criança, não importa qual seja a sua idade terrena. A mente de uma criança não é desenvolvida. Quando ela tem doze ou treze anos, sua mente começa a funcionar num nível intelectual, mas antes disso, ela é todo coração. Tudo o que vê, ela sente como parte de si. Identifica-se espontaneamente. É isso que o coração faz.

Brincar num jardim florido| Quando sentir que é uma criança, imediatamente sinta que você está num jardim florido. Esse jardim florido é o seu coração. Uma criança pode brincar num jardim por horas. Ela irá de uma flor a outra, mas não sairá do jardim, porque ela obtém alegria da beleza e fragrância de cada flor. Dentro de você está o jardim, e você pode ficar nele pelo tempo que quiser. Dessa maneira poderá meditar no coração.

Concentre- se no coração| Se pode  concentrar na ponta do dedo ou numa vela ou em qualquer outro objeto material, você também pode se concentrar no seu coração. Pode fechar os olhos ou o olhar para uma parede, mas o tempo todo estará pensando no seu coração como um amigo querido. Quando esse pensamento se tornar muito intenso, quando absorver toda a sua atenção, você terá ido além do pensamento comum e entrado na concentração. Você não pode olhar fisicamente para o seu coração espiritual, mas pode focar toda focar toda a sua atenção nele.
Então, gradualmente o poder da sua concentração entra no coração e lhe tira completamente do reino da mente.

Você não é nada além do coração | Sinta que não tem braços, nem nariz, nem olhos, nem orelhas: você não tem nada além do coração. Esse coração não precisa estar no centro do seu peito; ele pode estar na sua testa ou em qualquer outro lugar.
Tente sentir que toda a sua força, toda a sua determinação e poder-vontade estão nun lugar em particular, aqui, dentro do seu coração. Sinta que você não existe, a não ser nesse pequeno local. Você não tem olhos, não tem nariz, não tem mais nada. A intensidade virá apenas quando sentir que toda sua existência  está concentrada num lugar em particular e não dispersa.

Do livro: 222 Técnicas de Meditação | Sri Chinmoy

_________________________________________________________________

Curso de meditação gratuito:

http://www.meditacaosp.com/

 

Links importantes sobre meditação:

http://www.meditacaosp.com/livros-sobre-meditacao-e-alegria/

https://livromeditacao.wordpress.com/

https://poemasfrasesemensagens.wordpress.com/

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.