Sobre o Mestre Sri Chinmoy

site oficial em português: http://www.srichinmoy.org/portugues


Apresentando a vida e as atividades inspiradoras de Sri Chinmoy…

1992-03KamakuraBuddha_Meditation 

A verdade reside dentro de nós e clama por emergir. Mas, infelizmente, mantivemos a porta fechada e não permitimos que a Verdade saia. E como podemos libertar a Verdade de sua prisão? É através do amor. Amor por quem? Amor a Deus. E quem é Deus? Deus é a nossa parte iluminada mais elevada. Deus não é outra coisa ou outra pessoa. – Sri Chinmoy

 

Introdução

Que coisa maravilhosa é a história de vida de um Mestre espiritual. Os grandes sábios e seres especiais que andaram pela terra através dos séculos –desbravadores como Cristo, Buda, Krishna e muitos outros- vêm para despertar em nós um senso de nossa divindade, para trazer um toque do sagrado para nossa vida diária e mostrar a forma para uma vida mais elevada, mais satisfatória.

A partir deles, nós viemos entender que somos seres espirituais numa jornada do despertar – e, tendo feito a jornada antes de nós, eles iluminam cada passo do caminho com sua sabedoria, amor e direção. Eles nos lembram daquilo que é melhor em nós e, que nossa espiritualidade é a força maior para o bem na terra. A partir deles, viemos a entender o verdadeiro propósito e significado de nossas vidas. Sri Chinmoy é um desses seres.

 

“Nem mente, nem forma, apenas existo.

Cessaram agora toda a vontade e pensamento.

O derradeiro fim da dança da Natureza,

Eu sou aquele por quem busquei.”

– Sri Chinmoy, trecho do poema “The Absolute”

 

 

Em Resumo

Sri Chinmoy (pronuncia-se Shri Chin-moy) nasceu em 27 de Agosto de 1931 como Chinmoy Kumar Ghose, na vila de Shakpura, Chittagong, no leste de Bengala (hoje Bangladesh). Ele é um professor espiritual bem conhecido por seu legado prolífico de textos publicados, composições musicais, arte e poesia e pelo seu compromisso ao longo da vida com a harmonia mundial.

Durante as quatro décadas passadas, Sri Chinmoy inspirou uma organização mundial, que busca encorajar e adotar um futuro mais luminoso para a humanidade, através de iniciativas nos esportes, na música, no ensinamento da meditação e na ajuda humanitária. Sua vasta bagagem de trabalho criativo e diversas atividades, são unificadas por esse simples propósito. Sri Chinmoy viveu em Nova York de 1964 a 2007.

 

Ensinamentos e filosofia de aceitação e transcendência

Os ensinamentos de Sri Chinmoy incluem a prática diária de meditação, mantras e canções devocionais.

Ele também é um proponente da prática de atividade física como parte da nossa busca espiritual. Assim como o coração e alma devem vir a tona, o corpo deve ser um instrumento dinâmico para a manifestação das qualidades do ser. Iniciativas nessa área incluem a corrida de 3100 milhas e a Corrida da Paz (Sri Chinmoy Oneness-Home Peace Run)

Um estilo de vida normal e natural também faz parte da sua proposta. Sri Chinmoy acredita que um buscador moderno consegue satisfazer a sua busca por perfeição e satisfação verdadeira ainda que inserido na sociedade, tendo um trabalho normal e obrigações normais.

 

Serviço à humanidade

Servir aos outros seres humanos sem segundas intenções também faz parte da prática espiritual que ensina. Ele próprio ofereceu mais de 800 Concertos pela Paz gratuitos, meditações semanais na ONU/Nações unidas por mais de 30 anos, além do ensino de meditação aos seus alunos. É uma forma de Karma Yoga moderna.

 

Você é todo beleza, eterna beleza,
Onde quer que eu pouse meus olhos.
Eu pergunto: Você sempre bebe o néctar
De sua Forma-Existência
Que jaz à minha vista?
As ondas de melodia
E as doces e salmodiadas canções
Que criam ressonância sublime,
Ó Amado, Você as ouve

Através dos meus ouvidos?

 

 

Início da Vida

Sri Chinmoy, o mais novo de sete filhos, filho de Shashi Kumar Ghose, um inspetor ferroviário e mais tarde fundador de um pequeno banco em Chittagong, e Yogamaya Ghose. Durante a sua infância, Sri Chinmoy foi conhecido pelo carinhoso apelido bengali de Madal, que significa ‘tambor`, uma referência ao seu jeito vivaz e barulhento. Profeticamente, Yogamaya dizia ao seu filho: “Meu Madal está destinado a ser ‘tocado’ pelos deuses e deusas nos céus.”

Quando Sri Chinmoy tinha onze anos, seu pai faleceu – um ano depois, sua mãe Yogamaya também, e o jovem Madal deixou Bengala permanentemente, para se juntar a muitos membros de sua família, no Ashram de Sri Aurobindo no sul da Índia. Sri Chinmoy passou as próximas duas décadas imerso na cultura dinâmica de um grande e ativo ashram. Ele foi um atleta talentoso e se destacou como um corredor de velocidade e decatleta; escreveu e publicou com frequência artigos e poemas, o começo de uma prolífica carreira literária; e desenvolveu um profundo amor pela meditação, a qual ele praticaria frequentemente por mais de quatorza horas por dia.

Em 13 de Abril de 1964, com 32 anos de idade, Sri Chinmoy mudou-se para o Ocidente para compartilhar, como Vivekananda e outros sábios indianos anteriores a ele, os ensinamentos da Índia e para servir à meta da harmonia mundial.

 

 

 

Religião

Sri Chinmoy nasceu numa família Hindu, mas é mais conhecido por seu profundo respeito por todas as religiões e caminhos espirituais e por seu próprio e profundo amor por Deus. Quando perguntado sobre qual era a sua religião, ele dizia “O amor a Deus é a minha única religião.”

Em suas próprias palavras: “A religião verdadeira tem uma qualidade universal. Ela não encontra falhas nas outras religiões. Perdão, compaixão, tolerância, fraternidade e o sentimento de unicidade são os sinais de uma verdadeira religião.”

“Espiritualidade não é hospitalidade à fé em Deus dos outros. É o absoluto reconhecimento da fé em Deus dos outros como sendo a sua própria.”

Num tributo significativo, em 1993 e 2004, Sri Chinmoy foi convidado a oferecer a meditação de abertura na sessão do Plenário do Parlamento das Religiões do Mundo, que representa a maior das conexões entre as organizações e líderes religiosos e espirituais na história. Sri Chinmoy promoveu muitas atividades ecumênicas para encorajar a união e boa vontade religiosas – frequentemente nas Nações Unidas, onde ele compartilhava meditações silenciosas com os líderes da ONU, membros do staff e diplomatas a cada semana.

Sri Chinmoy foi amigo pessoal de Madre Teresa e se reuniu com muitos líderes religiosos para discutir a harmonia religiosa. Sri Chinmoy no entanto, descreve seus ensinamentos e diretrizes como um caminho espiritual, não uma religião, desse modo focando no desenvolvimento interior e prática pessoal, mais do que em crenças formais e estruturadas.


fontes: www.meditacaosp.com/sobre-srichinmoy/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sri_Chinmoy

http://www.meditacaobrasil.com

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s