Perguntas e respostas sobre meditação guiada

Perguntas e respostas sobre meditação guiada por Sri Chinmoy

P: Ao me sentar para meditar, preciso me concentrar tanto para manter a mente em silêncio que não consigo entrar em contato com o meu ser interior.

R: Talvez você não saiba, mas está fazendo a coisa certa. Ao tentar deixar a sua mente calma e silenciosa, você está se concentrando. Na concentração, você procura controlar seus pensamentos e emoções. A concentração precisa preparar o caminho para a meditação. Para conseguir meditar, você já precisa ter disciplinado a sua vida emocional e a sua mente inquieta até certo ponto. Quando você conseguir expulsar todos os pensamentos que perturbam a sua mente, o seu ser interior virá à tona, mais cedo ou mais tarde, como o Sol resplandecente removendo o véu de nuvens. Hoje o sol interior está repleto de nuvens: pensamentos, ideias, dúvidas, medos e assim por diante. Quando puder expulsá-los, verá que o seu ser interior está brilhando, fulgente e radiante, bem diante de você.

 

1992-03KamakuraBuddha_Meditation
Sri Chinmoy medita em Kamakura

P: Como podemos saber se estamos nos concentrando ou meditando?

R: Quando é concentração, há uma tremenda intensidade. É como uma flecha entrando num alvo. Se você sentir uma força intensa energizando-o, ela é o resultado da sua concentração. Porém na meditação existe paz e um sentimento de vastidão em tudo o nosso redor e, em especial, na mente. Se você sentir no seu mais profundo interior um imenso mar de paz, luz e bem-aventurança, isso é por causa de sua meditação. Ela é toda paz, equilíbrio e vastidão. A intensidade está ali, mas está inundada com luminosidade. Na concentração não há necessidade de haver, e geralmente não há, a luminosidade mais elevada.

A concentração também quer resultados imediatos. Ela está disposta a fazer qualquer coisa para atingir o seu objetivo. A meditação sente que tem um tempo infinito a sua disposição. Isso não quer dizer que a meditação despreza o tempo imediato. Ela aprecia o tempo efêmero, mas dentro dele ela vê um tempo sem fim. É por isso que a meditação possui paz infinita dentro de si.

Não dê preferência a uma experiência ou à outra. Se o Supremo quiser Se concentrar em e através de você, você permitirá. Se Ele quiser meditar em através de você, você também permitirá isso.

 

P: Uma vez que tenhamos aprendido a meditar, devemos parar de praticar a concentração?

R: Como regra geral, buscadores que estão no início da vida espiritual deveriam começar com a concentração, pelo menos durante alguns meses. Uma vez que tenham aprendido a se concentrar, a meditação ficará fácil. Entretanto, mesmo que você seja capaz de meditar, é uma boa ideia concentrar-se por alguns minutos antes de começar sua meditação diária. Ao se concentrar, será como um atleta que retira os obstáculos da pista antes de começar a correr. Uma vez que a pista esteja livre, você poderá correr bem rápido. Nessa hora, você será como um trem expresso interior que para somente no ponto final.

 

P: Depois de terminar a meditação, como é que contemplamos?

R: A contemplação vem depois de vários anos, quando somos bem desenvolvidos na vida espiritual. Ela é o degrau mais alto da escada interior. Pouquíssimos aspirantes espirituais têm a capacidade de praticar até mesmo uma limitada contemplação, e com certeza não podem fazer quando querem.

A contemplação precisa ser aprendida antes da realização-Deus. Portanto, ela não pode ser ignorada ou evitada. Todavia, no seu caso, a necessidade de contemplar não veio porque a sua concentração e a sua meditação ainda não são perfeitas. Quando elas forem perfeitas, a sua contemplação também terá de ser aperfeiçoada. Nessa hora, você realmente será capaz de entrar no Altíssimo.

Como você pode ter sucesso na sua vida exterior se não tem o poder da concentração? Como você pode progredir na sua vida interior se não tem a paz da meditação?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.